Powered By Blogger

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Seleção Masculina enfrenta a Tunísia no Paraná

Brasil entra em quadra amanhã (20), às 19h30, no Ginásio Parque do Japão

A Seleção Olímpica Masculina de Handebol viajou ontem (18) para Maringá, no Paraná, onde disputará três amistosos contra a Tunísia no Ginásio Parque do Japão, o primeiro deles amanhã (20), a partir das 19h30. Os jogos fazem parte da reta final de preparação da equipe para os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, que será disputado de 14 a 30 de outubro, e o palco escolhido não poderia ser mais especial para o capitão Brasil entra em quadra amanhã (20), às 19h30, no Ginásio Parque do Japão, no Paraná, o Léo. O armador é nascido na cidade paranaense de Campo Mourão e poderá sentir de perto o apoio da família, antes de embarcar rumo ao seu terceiro Pan.
"É muito bom jogar em casa, no lugar onde eu comecei. Provavelmente, alguns parentes e  amigos virão torcer nesses amistosos; principalmente, minha irmã e minha sobrinha devem estar presentes, e ter o meu pessoal por perto para dar esse apoio final antes da competição é muito importante; dá mais tranquilidade e mais motivação", destacou Léo.
Aos 34 anos - 16 deles dedicados à Seleção Brasileira (desde 1995) -, o armador tem também quatro mundiais e uma Olimpíada acumulados no currículo. E não é de hoje que o jogador é visto como referência. Ele veste a braçadeira de capitão desde 2009, mas, em 1999, nos Jogos de Winnipeg, também liderou a equipe nacional, com apenas 22 anos. "Com certeza, ser capitão é sinônimo de ter uma responsabilidade a mais dentro do time. Acredito que a escolha não é feita somente pela idade, mas pela liderança que o atleta exerce", opinou.
Do atual grupo, apenas o goleiro Marcão, com 35 anos, é mais velho que Léo. Na outra ponta do elenco, há jogadores jovens, como o central Henrique Teixeira, o ponta Chiuffa e o armador Thiagus, todos de 22 anos. "O principal papel dos mais experientes é tentar passar confiança e tranquilidade  aos meninos nos momentos difíceis, fazendo com que eles não se sintam pressionados e possam realizar bons jogos, ajudando a equipe", avaliou o capitão.
Deixar o handebol? Nem pensar! O armador adiantou que aposentadoria é uma ideia que ainda não passa pela sua cabeça. "Minha meta, no momento, é ganhar a medalha de ouro em Guadalajara, em outubro, e disputar as Olimpíadas em 2012. Terminadas as duas competições, mais para frente, aí sim vou analisar minhas condições para decidir se seguirei jogando ou não".
Sobre o elenco que defenderá a Seleção Masculina no México, Léo disse estar muito animado com a qualidade dos jogadores convocados pelo técnico Javier Garcia Cuesta. "Temos 15 atletas que podem entrar em quadra e fazer com que o rendimento não caia. Hoje em dia, isso é muito importante, pois o ritmo de jogo está corrido e exige muito do condicionamento físico. Estamos  bem, e acredito que vamos fazer um ótimo papel em Guadalajara".
Os outros dois confrontos contra a Tunísia estão marcados para quinta-feira (22), às 19h30, e sábado (24), às 17h. De Maringá, a Seleção retorna a São Sebastião do Paraíso, em Minas Gerais - onde esteve concentrada nos últimos quinze dias - para disputar dois amistosos contra Cuba, na Arena Olímpica, nos dias 27 e 29 deste mês. O terceiro jogo contra Cuba está marcado para o dia 01 de outubro, em São Paulo, mas o local ainda não foi definido.
E, no dia 07 de outubro, jogadores e comissão técnica embarcam para o México. Além de buscar o tricampeonato, o Brasil precisa do título nos Jogos Pan-Americanos para garantir uma vaga nas Olimpíadas de Londres, em 2012.

Sem comentários:

Enviar um comentário